O que é tensão de ponto no tricô?

Oi pessoal!!

Esta pergunta é da Maria Regina que mandou email e da Caroline do Youtube.

Para que você possa fazer uma receita com os fios que você tem em casa e com a sua agulha, muitas receitas vem com as medidas de amostra e nelas nós temos através dos números dados  a  tensão do ponto utilizado na receita para que você possa reproduzir em sua casa uma peça igual.

A tensão nada mais é que a forma de como foi tricotado o seu tricô(ou o da receita),  medido por números de pontos em largura , e número de carreiras em altura. Na verdade é quase que um DNA. Cada pessoa tem uma maneira de segurar seu fio e sua agulha entre os dedos. Isso faz com que o mesmo fio utilizado por você e por mim com a mesma agulha possa ficar com uma amostra diferente de pontos. A minha pode ser maior que a sua na quantidade de pontos e vice versa.

É muito importante em uma receita se pudermos interpretar e fazer a nossa amostra antes de fazer uma peça. Assim teremos uma base se  nossa peça ficará como ficou na receita.

As vezes na receita vem escrito somente “amostra”, e em outras “tensão”.

Quando você escolhe uma receita para fazer esta parte ajuda bastante, assim você pode fazer uma comparação com sua amostra.

Esta medição geralmente vem escrito assim:

Tensão do ponto: 5cmX5cm = 16 pontos X 20 carr.

Neste exemplo foi feito uma amostra de 5 cm de largura  por 5cm de altura. Na medição desta amostra  temos então  16 pontos em 5 cm de largura, e 20 carr em 20 cm de altura.

Você pode ajustar a tensão de seu ponto trocando a numeração da agulha para  ficar de igual com a amostra da receita. Assim como no caso do fio que você tem em casa.

 

 

Tenho mais uma postagem importante sobre amostra aqui:  http://tricotandocroche.com/2017/03/quantos-pontos-preciso-colocar-na-agulha.html

Qualqer dúvida pergunte.

Beijo

 

Print Friendly

6 Comments

  1. Laura Menezes

    Responder

    Boa tarde Marcia!
    Está Super explicado! Obrigado pelas dicas e aulas. Adorei, agora entendo o que os números dizem na receita.
    Um abraço

  2. Letícia Felipe

    Responder

    Marcia, você escreveu tão bem que fico pensando do porque as pessoas complicam. Acabei de ver um video sobre amostra e não consegui entender. Lendo aqui eu consegui entender direitinho. Obrigado pelos seus ensinamentos. Eu sou iniciante e gosto das suas aulas. Muito obrigado mais uma vez!

    • Marcia Galti

      Responder

      Olá Letícia!
      Que bom saber que minhas postagens estão sendo aproveitadas! Qualquer dúvida pergunte.
      Beijo e obrigado pela companhia!!

  3. Anônimo

    Responder

    Oi Márcia ! Que legal tua explicação, vou fazer assim agora. Eu tenho um sério problema com o tamanho, sigo a receita direitinho e o mesmo n° da agulha e aí o trabalho fica enorme. Uma amiga me disse para usar dois números menores, e aí o último gorro que fiz deu certo, em vez da agulha 6 usei a 4.
    Bjos, Lú.

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi Lú!
      È isso mesmo! A sua tensão é o ponto chave.Eu já tenho o ponto muito apertado, mas descobri que é porque gosto mesmo. 🙂
      Beijão

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.