Oi pessoal!!
Esta pergunta é da Maria Regina que mandou email e da Caroline do Youtube.
Para que você possa fazer uma receita com os fios que você tem em casa e com a sua agulha, muitas receitas vem com as medidas de amostra e nelas nós temos através dos números dados a tensão do ponto utilizado na receita para que você possa reproduzir em sua casa uma peça igual.
A tensão nada mais é que a forma de como foi tricotado o seu tricô(ou o da receita), medido por números de pontos em largura , e número de carreiras em altura. Na verdade é quase que um DNA. Cada pessoa tem uma maneira de segurar seu fio e sua agulha entre os dedos. Isso faz com que o mesmo fio utilizado por você e por mim com a mesma agulha possa ficar com uma amostra diferente de pontos. A minha pode ser maior que a sua na quantidade de pontos e vice versa.
É muito importante em uma receita se pudermos interpretar e fazer a nossa amostra antes de fazer uma peça. Assim teremos uma base se nossa peça ficará como ficou na receita.
As vezes na receita vem escrito somente “amostra”, e em outras “tensão”.
Quando você escolhe uma receita para fazer esta parte ajuda bastante, assim você pode fazer uma comparação com sua amostra.
Esta medição geralmente vem escrito assim:
Tensão do ponto: 5cmX5cm = 16 pontos X 20 carr.
Neste exemplo foi feito uma amostra de 5 cm de largura por 5cm de altura. Na medição desta amostra temos então 16 pontos em 5 cm de largura, e 20 carr em 20 cm de altura.
Você pode ajustar a tensão de seu ponto trocando a numeração da agulha para ficar de igual com a amostra da receita. Assim como no caso do fio que você tem em casa.
Tenho mais uma postagem importante sobre amostra aqui: https://tricotandocroche.com/2017/03/quantos-pontos-preciso-colocar-na-agulha.html
Qualqer dúvida pergunte.
Beijo