O que é tensão de ponto no tricô?

O que é tensão de ponto no tricô?
Print Friendly, PDF & Email

Oi pessoal!!

Esta pergunta é da Maria Regina que mandou email e da Caroline do Youtube.

Para que você possa fazer uma receita com os fios que você tem em casa e com a sua agulha, muitas receitas vem com as medidas de amostra e nelas nós temos através dos números dados  a  tensão do ponto utilizado na receita para que você possa reproduzir em sua casa uma peça igual.

A tensão nada mais é que a forma de como foi tricotado o seu tricô(ou o da receita),  medido por números de pontos em largura , e número de carreiras em altura. Na verdade é quase que um DNA. Cada pessoa tem uma maneira de segurar seu fio e sua agulha entre os dedos. Isso faz com que o mesmo fio utilizado por você e por mim com a mesma agulha possa ficar com uma amostra diferente de pontos. A minha pode ser maior que a sua na quantidade de pontos e vice versa.

É muito importante em uma receita se pudermos interpretar e fazer a nossa amostra antes de fazer uma peça. Assim teremos uma base se  nossa peça ficará como ficou na receita.

As vezes na receita vem escrito somente “amostra”, e em outras “tensão”.

Quando você escolhe uma receita para fazer esta parte ajuda bastante, assim você pode fazer uma comparação com sua amostra.

Esta medição geralmente vem escrito assim:

Tensão do ponto: 5cmX5cm = 16 pontos X 20 carr.

Neste exemplo foi feito uma amostra de 5 cm de largura  por 5cm de altura. Na medição desta amostra  temos então  16 pontos em 5 cm de largura, e 20 carr em 20 cm de altura.

Você pode ajustar a tensão de seu ponto trocando a numeração da agulha para  ficar de igual com a amostra da receita. Assim como no caso do fio que você tem em casa.

 

 

Tenho mais uma postagem importante sobre amostra aqui:  https://tricotandocroche.com/2017/03/quantos-pontos-preciso-colocar-na-agulha.html

Qualqer dúvida pergunte.

Beijo

 

6 comentários sobre “O que é tensão de ponto no tricô?

  1. Boa tarde Marcia!
    Está Super explicado! Obrigado pelas dicas e aulas. Adorei, agora entendo o que os números dizem na receita.
    Um abraço

  2. Marcia, você escreveu tão bem que fico pensando do porque as pessoas complicam. Acabei de ver um video sobre amostra e não consegui entender. Lendo aqui eu consegui entender direitinho. Obrigado pelos seus ensinamentos. Eu sou iniciante e gosto das suas aulas. Muito obrigado mais uma vez!

    1. Olá Letícia!
      Que bom saber que minhas postagens estão sendo aproveitadas! Qualquer dúvida pergunte.
      Beijo e obrigado pela companhia!!

  3. Oi Márcia ! Que legal tua explicação, vou fazer assim agora. Eu tenho um sério problema com o tamanho, sigo a receita direitinho e o mesmo n° da agulha e aí o trabalho fica enorme. Uma amiga me disse para usar dois números menores, e aí o último gorro que fiz deu certo, em vez da agulha 6 usei a 4.
    Bjos, Lú.

    1. Oi Lú!
      È isso mesmo! A sua tensão é o ponto chave.Eu já tenho o ponto muito apertado, mas descobri que é porque gosto mesmo. 🙂
      Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas: