Método Konmari

Método Konmari
Print Friendly, PDF & Email

Arrumar também é uma arte, concorda? Claro que qualquer um pode organizar, mas eu não sou qualquer um, sou péssima! Meu marido não acha, diz que estou sempre organizando e que minha filha menor puxou a mim porque está sempre organizando as cadeiras e seus brinquedos.

A primeira vez que ouvi falar do método Kon Mari foi quando estava procurando saber a quantidade de roupas certas para se ter em um roupeiro, tipo assim, quantas calças uma pessoa deveria ter a fundo mesmo, , quantas blusas e por aí vai. tenho muita coisa repetida e isso me incomodava muito, porque a quantidade que tinha  era absurda e não usava a metade da roupas, então estavam ali só ocupando espaço.

Acabei caindo no Youtube e vi alguns vídeos legais e um deles quero colocar a indicação aqui assim que achar novamente. Depois voltei em  um blog que não me recordo o nome que falava do método de organização e do descarte, e novamente indicava um vídeo e este vídeo é este aqui da Marie Kondo.

Apaixonei!!! será que tem o livro aqui?- pensei eu-, procurei , procurei e só achava o título em inglês daí  arrisquei  fazer a compra  já que só tinha no inglês. Meu  marido procurou no Amazon na época para comprarmos, mas ele não conseguiu comprar,  e sabe porque? O título não poderia ser vendido para o Braaaasil:(  hora bolas, que horror!!!!!!. Desisti na hora da compra , claro!.

Bom depois de uns tempos   estava eu passeando na livraria do Shopping Cristal em Porto Alegre e dei de Cara com o livrinho desejado.

Estava lá logo na entrada uma  estande cheia deles, ” Marei Kondo”,- parei e disse- não acredito!

Mas como? Ele  não podia ser vendido para o Brasil!!! claro… mas traduziram hora, então pode. Fiquei indecisa- tinha que ter certeza se era o mesmo o livro,- li a capa, e um trechinho por dentro e  era ele… . Peguei , paguei e trouxe.

A leitura foi calma e de fácil entendimento. É mais um método, acho que por isso da a impressão de que falta alguma coisa, mas não é para pensar muito mesmo, é mais para agir!

Por em prática. Fiquei esperando a hora certa de por em prática e  já se foram dois sacos de roupas, muitos e muitos papéis, mas ainda falta muita coisa para descartar e fazer por aqui.

O  método Kon Marie foi desenvolvido por Marie Kondo, uma japonesa muito linda e certinha. Ela nos faz  entender o porque precisamos descartar certas coisas, e porque manter outras, como mágica, porque como mágica temos nosso espaço de volta, temos mais organização, temos mais tempo para outras coisas…

O livro nos ensina a ser práticos no dia a dia e em toda a vida. Este método me fez lembrar de uma aluna que tive quando dava aulas. Num certo dia estávamos conversando sobre presentes e ela me falou que em sua casa tinha somente tudo que precisava, e jogava fora ou dava tudo que era supérfluo.

Não tinha nada de tralhas sobre os móveis. Quando abria uma prateleira tinha somente o que precisava e o que era usado,  o que não era usado ia fora, ou ela dava para alguém. Isso foi hà muito tempo, e depois disso sempre pensei em me desfazer de algumas coisas, mas não sabia como, sempre algo me prendia para me desfazer de algo. Este livro nos mostra como e o porque isso acontece.

Muito bom, amei;! e recomendo. Nem ia fazer esta postagem, mas como esta modificando muito minha casa e minha vida eu quis contar aqui. Pode ser que você esteja neste mundo engatada com coisas que não te fazem mais bem, então fica aí pra quem quiser experimentar.

Estas fotos foram tiradas ontem quando e estava arrumando as gavetas de um armário que fica na sala aqui de casa.

Fazia dias que precisava colocar ela em dia, e com a técnica que ela ensina no livro, conseguidescartar 2 sacosde lixo, muitos papéis e coisas que não tem proveito nenhum, só pela maneira de mudar meu pensamento sobre os objetos e coisas que estavam ali. Só estavam ali para acumular.

Ai, ai, ai, “acumular”- me lembrei dos “Acumuladores“, você já viu este programa na Net? Não me recordo qual o canal que passa este programa, mas nossa, tem cada uma kkkkkkk, então, não podemos chegar nisso não é mesmo?

Olha como ficou, eu vejo o fundo da gaveta agora:)

Eu esqueci de tirar a foto de como estava a gaveta antes, mas a primeira foto era tudo e mais um pouco que tinha dentro dela.
Se comprar o livro lhe dou uma dica: leia devagar e não desanime – se tens muitos filhos veja que nada pode ser feito tudo em um dia só. Eu estou fazendo aos pouquinhos, e está muito bom assim.
Vou mostrar alguns armários mais para frente. conforme estou arrumando.

Save

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas: