O que significa o asteriso (*) no tricô?

Print Friendly, PDF & Email

Quando nós tricoteiras fomos tricotar pela primeira vez com certeza esta pergunta aconteceu. Eu analisava uma receita por várias vezes, e eu era cabeça dura. Quando queria aprender uma coisa fazia até cansar, desmanchava até acertar, nunca desistia.
Lembro que já fazia crochê quando comecei a dar meus primeiros pontos no tricô. Fazia sapatinhos com a minha mãe. Eu tinha dificuldade de seguir uma receita pela revista, até que senti necessidade de aprender realmente como seguir uma receita de revista. Lembro que duas amigas me ajudaram a seguir uma receita de tricô de revista. Tinha revistas que eu não conseguia entender e perguntava para uma vizinha. Foi muito bom!! Poder ter gente que gosta das mesmas coisas que fazemos é muito bom…poder perguntar, entender, trocar ideias. Já hoje temos a Internet e os grupos com os mesmos gostos para interagir, e isso é muito bom também!!!
Voltando aos asteriscos : Eles são legais, são ótimos!! São para nos ajudar, principalmente ajudar também quem escreve uma receita.

 Uma peça grande se torna as vezes cansativa de tantas repetições, e eles estão lá nos avisando que temos que seguir de um sinal(*) ao outro (*), até o final da peça, ou até atingir as repetições necessárias. Eles são nossos amigos. Lembrem-se deles como se fossem estrelinhas da sorte. Se estão dando certo as suas repetições você ganhou mais uma estrelinha!! O tricô é pura matemática! Se você esquecer de uma laçada, ou um pontinho estiver escapulido, as contagens não fecham, isso se você estiver tricotando uma receita com contagem de carreiras no final delas. Do contrário temos que prestar bem atenção na parte em que está entre os asteriscos, ou nas medidas dadas na receita. Estas partes são muito importante. Elas geralmente estão dando continuidade ao ponto fantasia.

Se é a primeira vez que você quer saber sobre o asterisco não se assuste! Vou simplificar bem:

  • Quando na receita estiver assim ex: 3m, 2t, *5m, 2t , 1t, laça, 1t *. Repita *. Isso quer dizer::  Repetir o que está entre um sinal * até o outro *,. Termina no 1t, e começa novamente em 5m. Por tantas vezes for necessário.
  • Pode vir escrito também assim: 3m, 2t, *5m, 2t , 1t, laça, 1t *. Repita * 4 vezes no total. Você terá que repetir o que está entre os *…..*, por 4 vezes no total.
  • Pode vir assim também :  3m, 2t, *5m, 2t , 1t, laça, 1t *. Repita * , 1m : Você terá que repetir o que está entre os *….*, e depois fazer 1m para terminar, geralmente acontece no final da carreira.

Dica:
Se você for tricotar uma receita que tenha asteriscos, tenha sempre um caderninho junto contigo, ou um contador de carreiras, ou coloque um app no celular que conte carreiras.
Eu tenho um caderninho só para contar carreiras. Tenho criança pequena em casa e tenho que anotar tudo!!! As vezes uso até a agenda mesmo.

Uso também um App no celular ótimo para isso. Dê uma olhadinha aqui. Eu uso também um  outro que esqueci do nome, mas já, já coloco aqui uma foto dele.

6 comentários sobre “O que significa o asteriso (*) no tricô?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas: