PONTO CARACOL EM TRICÔ

Hoje temos um ponto novo no blog!!

Este é um pedido da semana!! Ainda tem mais pontinhos que m,e pediram e que estão atrasadinhos, mas aos poucos vou colocando pra vocês!

Camos a receita:

Ponto Caracol

Veja como fazer o caracol assistindo o vídeo caso tenha dúvidas.

Coloque a agulha na posição de fazer ponto meia e enrole o fio na agulha esquerda e direita ao mesmo tempo 10 vezes (10 voltas), depois puxe um ponto em meia por entre as argolas que se formaram. Solte estas voltas e estique bem, depois puxe o fio  e vc verá que encolheu formando pequenas argolinhas nele. Tricote depois 1 ponto em meia,

Coloque um nº múltiplo de 4 e siga a risca a receita:

Carreiras preparatórias: Faça estas duas carreiras somente se você começar uma peça desde a montagem dos pontos. Se sua peça já estiver  em andamento com outro ponto, inicie o ponto caracol na 3ª carreira que é o início do ponto.

  • 1ª carr: meia (carreira preparatória)
  • 2ª carr: tricô (carreira preparatória)
  • 3ª carr: início: meia
  • 4ª carr: 1t,* 1 caracol, 1meia, 2t*. Repetir no *. Nos últimos 3 pts. faça : 1 caracol, 1m, 1t.
  • 5ª carr: meia
  • 6ª carr: 3t, *1 caracol, 1m, 2t*. Repetir no *. Nos últimos 5 pts. faça: 1 caracol, 1m, 3t.

Para se inscrever clique

Print Friendly, PDF & Email

Facebook Comments

4 Comments

  1. Elza Maria

    Responder

    Que ponto maravilhoso , você está de parabéns
    Gostaria de saber sobre o Gorro Odessa: se pode fazer listras coloridas e como fazer a barra : 1×1. Vou tentar fazer o ponto caracol e o gorro Odessa . Muito obrigada.
    Abraço : Elza.

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi Elza!! Pode trocar de cor sim!! E a barra 1/1 vc vai levantar os pontos na parte inferior do gorro em toda a volta antes de costurar. Primeiro veja como ele é costurado e como é fechado, e antes de costurar levante os pontos e depois comece uma barra 1/1: *1m, 1t*. Repita até o final da carreira. Depois no lado avesso acompanhe os pontos. Onde tem tricô faça tricô e onde tem meia faça meia.

  2. Rejane Beatriz Lima

    Responder

    Oi Márcia tudo bem,pode me sugerir no que posso usar este ponto? Obrigada pela atenção.

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi Rejane!! Você pode usar em mantas de tricô, vestido de bebê, casaquinhos, ou detalhe em blusas. Beijos

Deixe sua mensagem aqui