Tricô passo a passo – Calça Ana – 0-3 meses

Calça Ana

Receita: Márcia Galti

Tamanhos:

Materiais:

  • Fio super Bebê
  • Agulhas retas: 3,00mm
  • Agulha para reservar pontos, ou pedaços de fios e agulha de tapeçaria
  • Tesoura.
  • Elástico.
  • Amor

Amostra:

Amostra do ponto fantasia-

5cm X 5cm: 13 pontos por  20 carreiras

Abreviações:

MD= Mate duplo: Tutorial em vídeo

Passe um ponto sem fazer como se fosse fazer ponto meia para a agulha direita, tricote 2 pontos juntos em meia, e passe o ponto que você não fez por cima deste que tu fez.

Ms  ou SSK = Mate Simples : Tutorial em vídeo   –

Diminuição inclinada para a esquerda tirando 2 pontos sem fazer em meia, um de cada vez, depois inserir a agulha esquerda na frente destes 2 pontos e tricotá-los em meia.

M= Meia

T= Tricô

laç.= laçada

Início:

  1. – Montar 100 pontos.
  2. -Faça o ponto barra 1/1 por 8 cm.
  3. Barra 1/1:
  4. -Distribuir 32 pontos de aumentos ficando com um total de 132 pontos.
  5. -Comece o ponto fantasia e tricote por 14cm.
  6. -Divida o trabalhos ao meio ficando 66 pontos para cada perninha. Reserve em uma agulha auxiliar os 66 pontos da outra perna e trabalhe o ponto fantasia da perna direita por 18 cm.
  7. -Diminuir 16 pontos distribuídos ficando com 50 pontos. Faça então o ponto barra 1/1 por 10 cm.
  8. -Arremate.

Faça na outra perna o ponto fantasia da perna esquerda no mesmo tamanho, e siga com as mesmas diminuições e também o ponto barra 1/1 por 10 cm. Arremate e costure.

Ponto fantasia para o corpo da calça:

Múltiplo de 10 + 2

  • 1ª carr: 1m, *laç., 3m, md, 3m, laç., 1t*. Repetir no *. Termine com 1m
  • 2ª carr: tricô
  • 3ª carr: 1m, *1t, laç., 2m, md, 2m, laç., 2t*. Repetir no *. Termine com 1m
  • 4ª carr: tricô
  • 5ª carr: 1m, *2t, laç., 1m, md, 1m, laç., 3t*. Repetir no *. Termine com 1m
  • 6ª carr: tricô
  • 7ª carr: 1m, *3t, laç., md, laç., 4t*. Repetir no *. Termine com 1m.
  • 8ª, 9ª, 10ª carreira fazer em tricô.

Ponto Fantasia da perna direita:

  • 1ª car: 1m, *laç., 3m, md, 3m, laç., 1t*, Repetir no *. Nos 5 pts. finais faça: laç., 3m, mate simples.
  • 2ª carr: tricô
  • 3ª carr: 1m, *1t, laç., 2m, md, 2m, laç., 2t*. Repetir no *. Nos 5 pts. finais faça: 1t, laç., 2m, mate simples.
  • 4ª carr: tricô
  • 5ª carr: 1m, *2t, laç., 1m, md, 1m, laç., 3t*. Repetir no *. nos 5 pontos finais faça: 2t, laç, 1m, mate simples.
  • 6ª carr: tricô
  • 7ª carr: 1m, *3t, laç., md, laç., 4t*. Repetir no *.  Nos 5 pontos finais faça: 3t, laç., mate simples.
  • Carreiras 8, 9, 10 em tricô.

Ponto fantasia da perna esquerda:

  • 1ª carr: 1t, 3m, laç., 1t, *laç., 3m, md, 3m, laç., 1t*. repetir no *. termine com 1m.
  • 2ª carr: tricô
  • 3ª carr: 2mj, 2m, laç., 2t, *1t, laç., 2m, md, 2m, laç., 2t*. Repetir no *. Termine com 1m.
  • 4ª carr: Tricô
  • 5ª carr: 2mj, 1m, laç., 3t, *2t, laç., 1m, md, 1m, laç., 3t*. Repetir no *. termine com 1m.
  • 6ª carr: tricô
  • 7ª carr: 2mj, 4t, *3t, laç., md, laç., 4t*. Repetir no *. Termine com 1m.
  • Carreiras 8, 9, 10 em tricô.

Para imprimir a receita clique no botão verde aqui abaixo.

Bom tricô!!!

Print Friendly

40 Comments

  1. Pingback: Calça de tricô para bebê – Receita – 6-9 meses (Calça Ana) – Tricotando Crochê

    • Marcia Galti

      Responder

      Olá!! Me desculpe, esqueci de colocar as abreviações na postagem. Vou fazer isso agora mesmo. Você viu o vídeo? No vídeo mostro como fazer os dois. MD é mate duplo, e SSK, mate simples.
      Beijo

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi Eunice!! Mas ajuda muito a memória tricotar, ou crochetar, ler as receitas, tudo isso ajuda!!! Continue!! Beijão

  2. Tita Vieira

    Responder

    Olá! Adoro muito os seus trabalhos maravilhosos e a sua maneira de ensinar. Já aprendi muito consigo. Muito obrigada pela paciência e pelos seus ensinamentos. Beijinhos de Portugal. 

  3. Rejane Barbosa

    Responder

    bom dia Márcia! maravilhoso esse modelo! quantos novelos eu compro para fazer esse conjunto ?

    • Marcia Galti

      Responder

      Olá, sim! o tamanho é de 0 até 3 meses. Para 6 meses coloque 120 pontos. Depois da barra 1/1 faça 32 aumentos fiando com 152 pontos. beijo

  4. Pingback: Página não encontrada – Tricotando Crochê

  5. Anônimo

    Responder

    Amei a calça, estava ansiosa pois já tinha feito o casaquinho a meia e o gorro! !! Muito obrigada pelas suas explicações são perfeitas!!!! Todas as suas receitas são ótimas e vc é uma meiguice!!!!! Vc vai postar como costurar???? Ótima semana pra vc!!!! Bjusss! !!!!

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi!! sim, já postei, postei ontem! Que bom que gostou! depois se puder mostre. Um beijo

  6. Simone

    Responder

    Oi!
    Que ponto lindinho! Adorei a receita e os videos. parabéns! Adoro suas aulas.
    Uma perguntinha, qual a medida final da calça? Um beijo

  7. Pingback: Abrindo as janelas! – Tricotando Crochê

Deixe sua mensagem aqui