Treinando o ponto antes de tricotar uma peça

 

Imagem

Oi Pessoal!!

Eu sempre recebo  alguns  emails sobre pontos de tricô que são mais difíceis de tricotar.

(Leia até o fim do post, porquê é confidencial)

Sei que tem bastante pessoas que são iniciantes no tricô, mas mesmo assim eu  vou lhes sugerir, ou melhor dar minha dica:  Treine bem o ponto fantasia antes de passar para a peça que você quer tricotar. Não fique chateada com isso.  Porquê não podemos pular esta parte, infelizmente. Treinar faz parte. Faz parte para sermos melhor a cada dia.

Eu com toda certeza lhes garanto que não será tempo perdido tecendo somente uma amostrinha do ponto primeiro. Leve isso com muita consideração.

 Use um fio que você não irá usar mais em nenhuma peça e treine o ponto com ele tecendo somente  o ponto fantasia de sua peça. Se você quiser pode guardar sua amostra do ponto em uma pasta, catalogar, ou fazer como já fiz algumas vezes de porta copos. São ótimos como porta copos. Tenho alguns guardados assim em minha gaveta da sala aqui em casa.

Amigas, no fim vocês verão que vai valer à pena, porquê por vezes você pode pensar assim : “Ah, que saco…, tenho que treinar o ponto primeiro para depois ir para a peça que quero tricotar….”

NÃO, não pense assim!! Sabe porquê? por quê estamos nos limitando a ficar sempre nos mesmos pontos já conhecidos e tricotados. Se você nunca experimentarmos algo novo e ir adiante em sua aventura de descobrir como é o ponto novo, nunca irá evoluir!

Um  tempo atrás, uma amiga,  em suas peças de tricô sempre  acabava  fazendo  o mesmo ponto por ser mais rápido ou  ser mais prático de  tricotar ou por já saber o mesmo ponto de cor.

Isso eu não faço não. E isso não recomendo à ninguém. Assim não saímos do lugar nunca. Torne seu tricô uma aventura, torne seu trabalho uma aventura gostosa de ser decifrada, e não uma tortura para  se livrar logo dela.

Cada ponto de tricô tem a sua história. Basta tricotarmos para ver qual é!!

Este ponto  que estou tricotando por exemplo tem uma historinha legal:  tem mate duplo. Forma desenhos de triângulos. Tem inclinações em suas diminuições. Do lado avesso tenho que ter mais atenção para os pontos não fugirem da minha agulha (porquê são fujões). O número da carreira coincide com a quantidade de pontos em tricô que tenho que tricotar. No decorrer das repetições tenho que ter 4 cordões de tricô. Pela quantidade de mate duplo que tem nas carreiras feitas  sei qual carreira que estou. Também descobri que ele é muito fofo …nossa, é longa, mas gosto dela, mesmo que no início tenha sido um pouquinho mais difícil de decorar, mas depois fica fácil de tricotar.

 

Tenho aqui uma foto da Internet para exemplificar a aventura que seria tricotar este xale que a moça está usando:

Receita paga:https://goo.gl/pgqAqZ

Já imaginaram que aventura temos aqui?

Mas nunca vamos saber como será se dermos aquelas mesmas desculpas: hoje estou com pressa para tricotar, ou, porquê tenho muitas coisas para fazer(tem que ser um ponto mais fácil), ou , nossa!!!! este ponto tem muitas carreiras para fazer…., vou procurar um menor com menos carreiras….(e assim por diante).

Acho que nossa desculpa deveria ser de não ter um fio apropriado em casa para tricotar esta peça,  e nunca pensar na dificuldade que passaríamos  ao tricotar.

Claro que devemos considerar nossa condição quando estamos iniciando. Mas não desista porquê saiu do trivial ok

Enfim amigas(os), repito: Torne seu tricô uma aventura gostosa!! Como num filme ,que não sabemos qual será o final se não assistirmos até o fim!

Beijoo

Print Friendly

8 Comentários

  1. Suzane Castro Bastos

    Responder

    este serve pra mim. Vou repensar. gosto muito de trico para desistir. beijo e obrigado pelas suas aulas maravilhosas

  2. Kátia Moraes Pinto

    Responder

    me inscrevi para receber suas postagens e ainda não consegui receber no meu email. Por favor, se puder colocar meu email na lista fico agradecida. suas postagens são otimas pra quem está iniciando.

    • Marcia Galti

      Responder

      Olá Kátia!
      Assim que você se inscreve é mandado um link para seu email para você confirmar sua inscrição. Dê uma olhadinha em seu email e veja se recebeu um email do Feedburner com o titulo do blog “TricotandoCroche”. Abra o email e clique no link para confirmar. Assim que eu publicar uma nova postagem você recebe um aviso que tem post novo aqui no blog.
      Beijo

  3. Anônimo

    Responder

    Verdade amiga é melhor testar numa amostra para ter certeza se gosta do ponto escolhido com o fio e agulha escolhido por vc mesma do que desmanchar um trabalho todo ou ficar frustrada com o tricô bjs.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.