Tricotando com fio grosso e fino

Tricotando com fio grosso e fino
Print Friendly, PDF & Email

 

Bom dia!! 🙂

Hoje estou devagar, mas nem tanto. 🙂 Amanheceu chovendo aqui e o ar fresquinho é tão bom! queria que fosse sempre assim.

Então estou tricotando novamente. Mas confesso que trabalhar com fio fino não rende muuuuito nosso tempo e sim rende aos nossos olhos, porque fica mais bonitinho e delicado. (Minha opinião 🙂  ) Mesmo com muito trabalho tricotando com o fio Anne eu gosto! E gosto muito. Adoro fios finos. O tricô fica mais perfeitinho. Não que não goste de fios grossos, mas sempre acabo preferindo um fio que é meio termo. E vc gosta de tricotar com fios mais grossos, ou fios finos? 

Mas tudo depende. Claro! Se temos mais pressa, prazos, ou  e quando a pessoa não gosta muito de ficar horas e dias tricotando, sabe aquele amor profundo? acredito que a rapidez é a sua amiga . Ai o fio grosso é mais prático.

E tem também a questão do frio aqui no sul. Escolher fios mais grossos para tricotar depende muito do clima em que se mora!

Enfim, onde a necessidade  reina, a criatividade e a beleza  também pode ser amiga!

Tudo vai depender da peça  que desejamos. No meu caso é um vestido, e vestido não fica bem com fio grosso.

Às vezes se quer leveza, então eu sugiro fios mais finos, como o Anne, Camila, um pouco mais grossinho: o Charme e o Bella. Estou citando fios de algodão.

Fios de algodão também esquentam e são gostosos para o outono. Tenho dois vestidos que fiz em algodão para minha filha menor que ela usa bastante nesta estação.

Cada roupa que se quer fazer tem as suas características de fios.

Vestidos: fios não muito grossos

Casacos: Você pode fazer com fios grosso, e fios finos. A opção de fio fino é que demora, mas em compensação fica um trabalho mais delicado, formal…

Blusas: A mesma cois. Você pode escolher fios bem grossos (mas depende do seu jeito de se vestir) Se vc for mais despojada  fica legal. Mas vamos confessar que fios finos  à medios em blusas ficam charmosos!

Xale. Fios finos a médios.

Tabelinha rápida sobre espessuras de fios:

Fios finos: Novelos que pedem agulhas : 2mm até 3,75mm

Fios com espessura média: 4mm à 5,5mm

Fios grossos: 6 à 9mm

Estou fazendo esta postagem em especial para  dois emails : Da Carla S. e Janice W.F.

São dúvidas  diferentes, mas reuni na  postagem um pouco de minha opinião.

Temos também que pensar na questão do ponto. Alguns pontos não ficam legais com fios grossos, e outros ficam ótimos.

Tem pontos que só com fio fino ficam bonitinhos e por aí vai. Para resolver este problema eu recomendo sempre fazer uma amostra com o ponto que vc sonha [sce emoji=”dream”/] em colocar na sua peça. 🙂

 

 

 

2 comentários sobre “Tricotando com fio grosso e fino

  1. Márcia querida eu adorei seu post, vim aqui por acaso pq estava pesquisando um fio de algodão que fosse mais grossinho eu quero fazer uma blusa com trança invertida da círculo só do que lá pede lã com Tex 666 eu não me dou com lã não giati do contato direto na pele então prefiro fazer em algodão vc faria uma sugestão para mim ? Aliás esse fio que vc está tecendo essa trança é qual? E a agulha? Achei linda essa trança é e fica bem robusta como quero fazer a minha. Obrigada bjs

    1. Oi, o fio que fiz a tiara com trança é o Mollet, é acrílico. Mas você pode usar para fazer blusas o fio Bella e usar dois fios juntos, também pode usar o fio Charme com dois fios juntos, Camilla Fashion ou Anne com dois fios juntos, claro a opção de fazer com dois fios juntos é para ficar mais grossinho, mas você pode fazer com um fio só tranquilamente. Estes que escrevi aqui são de algodão. Tem vídeo desta trança aqui no blog se quiseres fazer ela. Eu fiz uma tiara e mostro no vídeo como faze-la. qualquer coisa pergunte. Beijooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas: