Ficus, como cuidar

Estas são algumas fotinhos do meu Ficus para as amigas que estão interessadas em cultivar em casa também. Esta planta eu adquiri a poucos dias e eu não sei muito sobre ela, é minha mãe que conhece mais desta planta porque já tem duas desta árvore em casa., mas descobri algumas coisinhas para compartilhar, principalmente se você quer ter dentro de casa como eu.
Notei que ela começou a perder algumas folhas, então troquei de lugar para bem perto da janela, onde ela estava não tinha muita luz, e até a noite não havia caído mais folhas, vamos ver se vai se adaptar. O que sei li na net navegando e aproveitei o que achei mais interessante.
Este que eu tenho é Ficus Benjamina, aquele que tem bastante raízes e se prefere que seja cultivado dentro de casa com poda das raízes e troca de vaso de tempos em tempos.

Iluminação:
É uma planta que costa de luz direta, e pode ser cultivado dentro de casa.
Rega:
O solo tem que estar seco para regar novamente, pois não gosta de solo encharcado, podendo assim perder as folhas.
Poda:
Pode ser retirado os galhos e pontas quando achar melhor para ficar mais harmônico. Sua seiva é tóxica e temos que usar luvas para podar
No vaso:
Gosta de ser trocado a cada três anos, e assim pode-se cortar a raiz para não crescer muito, principalmente se for ficar dentro de casa. É muito bom se trocar a sua terra de tempos em tempos .
Mudas:
Se você quer uma mudinha, é só pedir pra quem tem um galho com ramagem para se multiplicar.
Agora tem mais detalhes aqui sobre como cuidar, porque esta planta também é a preferida de quem faz bonsai.
-Não cultivar em calçadas e perto de canos subterrâneos por causa de sua raiz.

ficus como cuidar
agora  está perto da janela pegando sol
folhas

“Se você tem uma arvorezinha desta em casa e quiser deixar sua opinião nos comentários ficarei agradecida!”

Estarei respondendo os comentários aqui mesmo no blog durante a semana, mas no final de semana estarei visitando o blog de vocês. Rotina mudada por causa da minha bebezinha que requer mais atenção agora nos seus quase 3 meses.
Beijos!!!

“Se você entrou no Google + e estiver logada(o), você pode clicar na caixinha abaixo: “Enviar por e-mail comentários de acompanhamento…” para ler a resposta desta postagem”.

Print Friendly

5 Comentários

  1. Rejane

    Responder

    Tenho um fícus há mais de 10 anos. De uns tempos para cá, todas as folhas que nascem estão ficando amarelas, secam e morrem. Os galhos estão pelados. Estou com medo de que minha planta morra
    O que devo fazer?

    • Marcia Galti

      Responder

      Oi Rejane!
      Ele está mais de 10 anos no mesmo vaso? Se sim, troque para um vaso maior. Suas raizes podem estar precisando de espaço. beijo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.