Agulhas circulares para um tricô perfeito

Print Friendly, PDF & Email

Ano passado estava tricotando o Projeto Misterioso do site www.tricoteiras, fazendo um casaco e a receita pedia agulhas circulares.

Eu não tinha muita prática com elas, e como o casaco era grande e os pontos repetitivos, como malha e tranças, fui pegando um amor por elas, e entendendo sua jogada.

Este ano,  agorinha no inverno novamente, me vi escolhendo com qual agulha e número iria trabalhar e sem olhar para as retas fui direto nas agulhas circulares. Fiz outro casaco e amei o resultado, a malha ficou sem muitas marcas da agulha e quando tinha que dar uma paradinha notei que quanto mais tempo era minha parada  e deixava os pontos próximo a ponta onde é reto sem o fio, mais os pontos ficavam marcados.

E isso foi me intrigando!!! Uma hora deixava um tempo próximo a agulha e notava a diferença de quando juntava todos os pontos somente no fio da agulha circular. Quando os pontos ficavam muito próximos a ponta, digo na parte reta onde seguramos, os pontos ficam marcados, com uma saliencia, e quando recolhidos na parte do fio, nadinha de marcar o tricô.
Realmente fiz a prova várias vezes no decorrer do tempo dando paradas alternadas, nas costas do casaco.

A algum tempo atrás, recebi um email dos grupos que participava, e nele li algumas dicas, e uma delas era que se ficássemos muito tempo com o tricô parado o  ideal era desmanchar a carreira para podermos continuar, porque o fio fica muito tempo na mesma posição junto a agulha e acaba marcando. Isso  é muito importante para quem gosta das agulhas retas e não precisa dar muitas paradas.

Eu não seguia esta regrinha nas agulhas retas, e o negócio marcava mesmo.
Já nas agulhas circulares a marca persiste somente se deixarmos os pontos parados muito tempo nas pontas.


Conclusão para as agulhas circulares:
Sempre termine a carreira que começou antes de parar.
Nunca deixe seu tricô parado na agulha circular próximo a ponta, junte todos os pontos no fio, seu tricô ficará sem as marcas das agulhas, e ame as agulhas circulares!!!

Não pesquisei para ver se tem algum material na internet que fale sobre isso, mas achei muuito importante compartilhar:

Errado:
Agulhas circulares, com paradas no meio do trabalho sem completar a carreira, deixam marcas pequenas na malha do tamanho da parte dura da agulha.

 Certo:
Agulhas circulares e recolhendo os pontos de seu tricô, depois de completar toda a carreira desta forma:

Não caminhe segurando as agulhas com ele pendurado nesta posição. Isto também alarga os pontos.
Um bom tricô!!!!!!!!

Save

3 comentários sobre “Agulhas circulares para um tricô perfeito

  1. Olá, estou fazendo uma blusa de tricô nas agulhas circulares e notei que sempre no fim e inicio fica uma marca. Parece que sempre tem uma carreira a mais, o que pode estar acontecendo?

  2. Olá, eu estou usando a agulha circular e toda vez que tricoto algo a peça fica torta, fica enviesada, ou seja como se estivesse em diagonal. Já refiz toda a peça, já contei os pontos pra ver se não tinha carreiras a mais, fiz tudo certinho, mas continua ficando torta. Vc poderia me dar uma dica de porque isso acontece?
    Obrigada!

    1. Olá! sua dúvida é depois da peça ficar pronta ou quando a peça ainda está na agulha?
      Porquê quando a peça ainda está na agulha é normal, porquê os pontos ficam no fio e o fio é maleável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas: