Vou explicar como eu entendo para quem não sabe.
As laçadas no tricô servem para dois momentos. Ela pode ser para um aumento de pontos na carreira, ou pode ser para se formar desenhos, como por exemplo o lace formado no coração acima (os buraquinhos).
Existem dois tipos de laçadas então, vou mostrar os dois, o de aumento de pontos na carreira, e a laçada para ficar o buraquinho, em conformidade com o desenho de padrão que você está seguindo.
Algumas receitas não especificam o tipo de laçada para ser usado, então se você tem a foto da peça e nota-se que forma algum desenho com buraquinhos está identificado que a laçada a ser dada é a laçada para formar desenhos.
Se a receita quer laçadas e não nota-se desenhos mais abertos, então faça a laçada de aumento.
Lembrando que exite outro tipo de aumento que não é feito com laçada, algumas pessoas preferem fazer aumentos diferentes de acordo com sua maneira de fazer tricô.
Esta laçada em malha pegamos a linha deste jeito que mostra na foto. A linha tem que ficar por cima para a parte de trás da agulha.
Aqui nesta foto abaixo foi feito uma carreira em tricô normalmente e veja como finalizou o buraquinho. Este tipo de laçada forma desenhos como no caso do desenho de coração que coloquei mais acima, note os buraquinhos formados.
Abaixo a foto com a carreira terminada e outra em tricô, veja que quase não se nota o ponto que formou, e não fica buraco, tem tricoteiras que preferem outro tipo de aumento para não formar estes buraquinhos minúsculos ao aumentar o ponto, dependendo de sua tenção do ponto quase não se nota, mas ainda é bastante usado este tipo de aumento.
Coloquei as duas fotos para você ver a diferença da posição da linha ou lã com relação a agulha.
Clique na foto para aumentar.
Atualizei esta postagem para acrescentar um vídeo que fiz para mostrar como fazer laçadas de aumento sem formar buraco, em detalhes.